Anteriormente nós vimos quem pode participar do FIES, mas e quem não pode? Bom, existem algumas condições que impedem que o candidato participe do programa. São elas:
Não cumprir com compromissos anteriores do FIES;
Já estar cursando outro curso superior com financiamento;
Possuir matrícula trancada na instituição de ensino ao se inscrever no FIES;
Já ter recebido uma bolsa integral do programa Prouni;
Já ter sido beneficiado com o FIES em outro momento;
Possuir renda familiar que seja inferior ao valor da mensalidade do curso pretendido (não aplicada a alunos com bolsas parciais)
Inscrição
1 – Se inscrever no ENEM, ou utilizar sua nota das edições anteriores – Caso você nunca tenha feito o ENEM no período de 2010 ou posteriormente, é necessário se inscrever e realizar a prova, que deverá ter nota igual ou superior a 450 pontos, e redação acima de 0.
2 – Se inscrever no FIES de forma online – No site FIES seleção, você precisará criar uma conta e se cadastrar.
3 – Acompanhe – Após se cadastrar, é necessário que você esteja acompanhando constantemente o calendário do processo, para saber se você foi pré-selecionado ou não.
Ao ser aprovado para o programa, você deve ir até a faculdade desejada, comunicar ao CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) e apresentar todos os documentos solicitados pela instituição.
Gostou de saber como o FIES funciona? Então clique no botão abaixo, entre no site oficial, e confira os cursos e instituições participantes!