O que é Tesouro Direto?
Criado em 2002 pelo Tesouro Nacional, o Tesouro Direto é um programa cujo objetivo é a venda de títulos públicos federais de forma mais simples e online.
Com opções de investimento a partir de pouco mais de R$ 30, o programa opera como uma espécie de empréstimo de dinheiro ao Tesouro Nacional, resultando no reembolso do valor acrescido de juros no prazo de vencimento ou, no caso do Tesouro Renda+ e Educa+, a partir da data que você escolher.
Essa forma de aplicação é vista como a porta de entrada para o universo dos investimentos e é adequada para investidores com perfil mais conservador, e também para investidores de primeira viagem, uma vez que oferece menos risco, e é considerada uma forma segura de investimento.
Rendimento
O rendimento depende da modalidade do título:
Prefixado – Ao realizar um investimento, você consegue saber de forma antecipada o retorno da aplicação. Isso porque a taxa informada permanecerá constante. Assim, essa abordagem é adotada de forma frequente por quem busca ganhos mais substanciais em períodos de redução das taxas de juros, ou também quando o investidor tem interesse em saber o montante que será resgatado.
Pós-fixado – Nesta modalidade de título, a remuneração está atrelada às variações de um indicador econômico específico, isto é, aumento ou queda, como, por exemplo, a taxa básica de juros, conhecida como Selic. Em se tratando do Tesouro Selic, o investidor recebe a média da taxa Selic no período entre a aquisição e a venda/vencimento do título.
Híbrido – Corresponde a soma da rentabilidade pré e pós-fixada, a exemplo do Tesouro IPCA+, que acompanha as oscilações do IPCA, ou seja, da inflação oficial brasileira, porém possui a parte prefixada, que considera os juros reais futuros, já descontando o valor da inflação.
Oscilações
Ainda que seja uma modalidade bem estável, os títulos públicos têm a possibilidade de apresentar retornos negativos em determinados momentos.
Por exemplo, se você decidir vender os títulos antes de seu vencimento, fica impossibilitado de saber qual será o lucro, já que os títulos estarão sujeitos à marcação de mercado.
Sendo assim, o valor da marcação de mercado pode ser menor do que o esperado, e existe a chance de você levar prejuízo.
Títulos Disponíveis
Existem vários títulos disponíveis no Nubank. Veja:
- Tesouro Selic;
- Tesouro IPCA+;
- Tesouro IPCA+ com juros trimestrais;
- Tesouro Prefixado;
- Tesouro Prefixado com juros trimestrais;
- Tesouro RendA+
- Tesouro Educa+
Gostou do Tesouro Direto Nubank? Então clique no botão abaixo, acesse o site e comece a investir!