Será que você tem dinheiro no FGTS? Essa pergunta é mais comum do que você imagina. Muitas pessoas possuem dinheiro no FGTS e nem ao menos sabem disso. Outras sabem que tem dinheiro, mas não sabem como sacar.
Isso porque esse assunto não é abordado da forma como deveria, o que gera dúvidas e questionamentos. Por isso hoje, nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o FGTS, de forma simples, para que você consiga entender.
Se você deseja saber se tem direito ao FGTS, continue nesse artigo. Temos certeza de que será de grande ajuda, e você vai descobrir se possui direito ao saque ou não. Vamos lá!
Quando você pode sacar o fgts?
Agora que você já sabe quem tem direito, é importante saber quando é possível sacar o FGTS. Desta forma, existem algumas situações que possibilitam sacar esse dinheiro:
- Demissão (sem justa causa);
- Aposentadoria;
- Compra de imóvel próprio;
- Fechamento de empregadora (empresa);
- Término de contrato de um empregado temporário;
- Rescisão de contrato mediante acordo entre o empregado e o empregador (onde o empregado consegue sacar apenas 80% do FGTS);
- Ausência de atividade remunerada para trabalhador avulso por 90 dias ou mais;
- Idade igual ou superior a 70 anos;
- Doenças graves do trabalhador, do cônjuge, ou filho.
O que é o FGTS
O FGTS é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e foi criado para que o trabalhador fosse resguardado em caso de desemprego. Assim, caso o empregado seja demitido sem justa causa, ele pode sacar o FGTS através de uma conta vinculada ao contrato de trabalho, tornando seu período de desemprego mais tranquilo.