O valor do título de capitalização pode variar de acordo com o valor do aluguel e das taxas e encargos, como IPTU e condomínio, por exemplo.
Em algumas imobiliárias o valor exigido equivale a 12 vezes o valor do aluguel, somados ao condomínio e ao IPTU.
Vantagens para o Inquilino
Dentre as vantagens do Título de Capitalização para o inquilino estão a possibilidade de alugar um imóvel sem fiador, maior agilidade na hora de gerar o contrato e menos burocracia.
Além disso, inclusão de serviços de assistência residencial, resgate total do valor do título, e também a chance de participar de dois sorteios por mês realizados pela Loteria Federal, cujo prêmio é o valor do título em dinheiro.
Vantagens para o Proprietário
Entre as vantagens do título de capitalização para o proprietário estão a possibilidade de resgatar o valor do título em caso de inadimplência ou danos à propriedade, e mais uma opção de garantia, que pode aumentar o número de inquilinos e, consequentemente, os lucros.
E como se Resgata o título de Capitalização para Aluguel?
É possível resgatar o título de capitalização para aluguel após a rescisão do contrato de locação, assim que o proprietário ou imobiliária liberar.
Contudo, existe a possibilidade do inquilino resgatar esse valor antes, seja para rescisão do contrato, ou também para alteração da modalidade de garantia.
É importante lembrar também que o título de capitalização tem um prazo de 12 a 15 meses, e se por um acaso o inquilino fizer o resgate antes, não vai receber 100% da reserva que foi aplicada.
É possível resgatar o título de capitalização para aluguel após a rescisão do contrato de locação, assim que o proprietário ou imobiliária liberar.
Contudo, existe a possibilidade do inquilino resgatar esse valor antes, seja para rescisão do contrato, ou também para alteração da modalidade de garantia.
É importante lembrar também que o título de capitalização tem um prazo de 12 a 15 meses. Se por um acaso o inquilino resgatar esse valor antes, ele não vai receber 100% da reserva que foi aplicada.
Transferência de Título de Capitalização
É possível transferir o título de capitalização para alugar um imóvel, desde que ocorra a liberação da caução pelo proprietário ou pela imobiliária. Desta forma, ocorrendo a liberação, é possível realizar a transferência.
O Título de Capitalização Vale a Pena?
Isso depende. Para algumas pessoas, é mais fácil conseguir um fiador, já para outras, o Título de Capitalização faz mais sentido, visto que é possível alugar um imóvel mais rápido dessa forma.
De qualquer forma, essa modalidade de garantia é bastante interessante para aquelas pessoas que não possuem fiador. Assim como para quem não quer ter despesas em contratar um seguro fiança, porém possuem dinheiro para contratar um título de capitalização. Se esse é o seu caso, então vale a pena.
Documentação Necessária
A documentação necessária para contratar um título de capitalização para aluguel consiste em: CPF, RG, ficha cadastral preenchida, comprovação de renda que seja superior a três vezes o valor do aluguel em questão, mais os encargos, não estar negativado, ou seja, ter o nome limpo.
Caso você queira conhecer mais, e saber se essa modalidade de garantia funciona para você, clique no botão abaixo e visite o site da Porto Seguro pode te ajudar a ter mais informações.