Saque-Aniversário do FGTS Caixa: Principais dúvidas.

Entenda se o Saque-Aniversário é a melhor opção para você.

Saque-Aniversário do FGTS Caixa

Quanto é possível receber?

O montante disponível para saque anual nesse formato é calculado através da aplicação de uma alíquota, que pode variar entre 5% e 50%, sobre a totalidade dos saldos presentes nas contas do FGTS do trabalhador, com o acréscimo de uma parcela adicional.

O que acontece em caso de demissão?

Neste caso, podem ocorrer duas situações, segundo o tipo de saque escolhido.

Dessa forma, ao escolher o Saque-Aniversário do FGTS, você estará autorizado a retirar apenas o montante correspondente à multa rescisória. Consequentemente, os saldos restantes na conta do FGTS podem ser sacados em futuras ocasiões de Saque-Aniversário.

Já no que diz respeito ao Saque-Rescisão do FGTS, em situações de demissão sem justa causa, o empregado possui o direito de retirar todo o saldo da conta do FGTS, abrangendo também a multa rescisória, se aplicável.

É importante mencionar que: após requisitar a mudança de volta para a modalidade de Saque-Rescisão, o empregado demitido enquanto estiver sob o Saque-Aniversário continuará a receber a multa rescisória.

Porém, ele não será permitido que ele efetue o saque do saldo total da conta do FGTS devido à rescisão.

Antecipação

Caso o empregado escolha o Saque-Aniversário do FGTS, ele têm a possibilidade de obter empréstimos através de instituições financeiras autorizadas, utilizando como forma de garantia o montante ao qual têm direito a cada ano.

Assim, através do aplicativo do FGTS, o trabalhador pode realizar uma simulação do montante máximo de empréstimo disponível para contratação junto às instituições financeiras, utilizando o Saque-Aniversário como garantia.

Entretanto, é importante notar que, ao contratar um empréstimo com uma instituição financeira autorizada e utilizar o Saque-Aniversário como garantia, as regras legais determinam que o saldo na conta de FGTS desse trabalhador sofra bloqueio em uma quantia apropriada.

E por que ocorre esse bloqueio? Para assegurar que, ao aplicar a alíquota (que varia de 5% a 50%) sobre a soma de todos os saldos nas contas do FGTS, acrescida da parcela adicional, o montante necessário para cobrir a antecipação esteja disponível.

Ou seja, o que é retido no saldo do FGTS do trabalhador não corresponde ao valor específico que ele tomou emprestado. Em vez disso, trata-se do montante que serve como base de cálculo para determinar a quantia efetivamente emprestada.

Saque digital

Existe uma modalidade de saque do FGTS que é bastante interessante: o Saque Digital.

Este serviço proporciona maior conveniência, agilidade, segurança e praticidade ao efetuar o saque do FGTS. Assim, basta utilizar o aplicativo FGTS para conferir os valores disponíveis e requisitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade em qualquer banco.

Desta maneira, o procedimento é inteiramente digital, eliminando a obrigação de comparecer a uma agência. Assim, sendo mais prático e rápido para pessoas que não querem gastar tempo em filas de banco.

Assim, o Saque Digital está disponível a qualquer trabalhador. Para isso, ele deve se encaixar em uma das categorias de saque estabelecidas por lei, e que tenha um montante liberado para saque, incluindo aposentados.

Desta forma, sua forma de funcionamento é muito simples, pois ao usar o aplicativo do FGTS, o trabalhador pode verificar os valores disponíveis para saque.

Em seguida, basta indicar uma conta na Caixa ou em qualquer outro banco para receber os recursos, sem nenhum custo. O valor estará disponível na conta em até 5 dias úteis.

Adicionalmente, o empregado tem a opção de fazer o upload de documentos e acompanhar as etapas que abrangem desde a solicitação até a liberação dos fundos para o saque.

Gostou do Saque-Aniversário do FGTS Caixa? Então clique no botão abaixo e faça sua solicitação!